QUADROS_064.jpg

CURA

PROJETO FINAL | DO TRAUMA ATÉ SUA RESSIGNIFICAÇÃO

CURA é alicerce da minha pesquisa no campo artístico. Nasceu a partir do projeto Instante para Sempre que conta a história das cicatrizes das pessoas através de bordados dessas marcas deixadas no corpo. Depois de dois anos dessa pesquisa, compreendi que a cicatriz fazia parte de uma trajetória do trauma e fui atrás para descobrir que trajetória era essa. Entrevistei umas trinta pessoas com histórias traumáticas diversas e meu objetivo era identificar o que havia em comum em todas elas.

Percebi cinco momentos chave que aconteceram com todos os participantes da pesquisa. O primeiro é o TRAUMA em si, momento em que se é diagnosticado com uma doença, momento do acidente. É uma etapa que conta com imprevisto, com inesperado. É como um vergalhão que atravessa o peito. A segunda fase é o E AGORA? Fase de questionamentos e impotência. Você despedaça, sentimento de vítima. Em alguns casos ocorre negação, não se permite sentir tamanho baque, estar vulnerável, ser cuidado.

CICATRIZ é a terceira etapa. Momento de reunir os pedaços, ela pode ser física, emocional ou os dois. Sensação de não pertencer no próprio corpo. Tudo está diferente e não vai voltar a ser como antes. Ninguém volta para vida depois de um trauma igual. Ele te muda, faz você repensar tudo. 

A quarta etapa é a IGNIÇÃO, etapa que requer movimento para as engrenagens voltarem a funcionar senão você se instala no lugar de vítima e por ali fica. O instinto de sobrevivência fala mais alto e você encontra uma motivação: a culinária, o desenho, a pintura, o bordado, um esporte, algo que te mantenha vivo, com energia, até o momento em que consegue seguir em frente. Independente, trilhando um caminho em uma nova direção.

A última fase é a RESSIGNIFICAÇÃO que geralmente ocorre alguns anos após o trauma. Fase de maturidade que permite compreender a razão pela qual você tinha que passar por aquilo. Você não seria quem é hoje se aquele momento não tivesse acontecido. Compreende que a doença não vem para matar ninguém e sim para nos mostrar algo que não estávamos olhando, que a cicatriz é símbolo de força, afinal, só tem cicatriz quem está vivo. Um conforto que transforma, une a força de ter sobrevivido com a resiliência para encarar o que está por vir.

A CURA acontece quando estamos prontos para nos responsabilizarmos. A empatia promove a conexão que se bem sucedida leva a ressignificação.

TRAUMA

trauma.jpg
QUADROS_040.jpg

E AGORA?

eagora.jpg
QUADROS_018.jpg
QUADROS_023.jpg
QUADROS_034.jpg
DETALHES_new_0019.jpg

CICATRIZ

cicatriz.jpg
QUADROS_001.jpg
QUADROS_004.jpg
QUADROS_002.jpg
QUADROS_003.jpg
DETALHES_0058_edited.jpg
DETALHES_0059_edited.jpg
DETALHES_0063_edited.jpg
IMG_3607_edited.jpg
DETALHES_0066_edited.jpg

IGNIÇÃO

ignicao.jpg
DETALHES_0055_cópia.jpg
DETALHES_0057.jpg
QUADROS_046_edited.jpg
QUADROS_007.jpg

RESSIGNIFICAÇÃO

ressignificacao1.jpg
DETALHES_0043.jpg
DETALHES_0047.jpg
DETALHES_0045.jpg
QUADROS_096.jpg
QUADROS_099_edited.jpg
QUADROS_101.jpg

FOTOS POR LUCAS MIRANDA