INSTANTE PARA SEMPRE
PROJETO SOBRE AS CICATRIZES DAS PESSOAS
Instante para sempre é o trabalho que me fez querer ser artista, pois nesse projeto percebi o poder de cura intrínseco nessa ferramenta que é a arte.
Aos 16 tive que operar o coração por conta de uma doença chamada Wolf Parkinson White, o processo foi tão corrido que levou um tempo para que eu pudesse processar o que tinha me acontecido. Já na faculdade, comecei a explorar o coração como símbolo daquele momento, fiz coração de tinta, prego, água, bordado entre outros mil, e algum tempo depois percebi que estava mais confortável sobre o ocorrido, estava conseguindo contar para as pessoas, e nesse momento percebi como aqueles corações todos, feitos de forma despretensiosa me ajudaram a olhar para o trauma e ressignificar aquela dor.
Esse foi o motim para o meu interesse sobre os traumas alheios - as cicatrizes mais especificamente. De modo geral, as pessoas não gostam das suas cicatrizes e tendem a querer esconder por acharem feias.
O projeto Instante para sempre nasce do desejo de dar um novo olhar para as cicatrizes. Convidei 21 pessoas para participar, onde fotografei suas cicatrizes e depois as bordei em um tule, tecido transparente que permitia enxergar a foto através. A ideia não era esconder as marcas com a linha, por isso criei essa sobreposição do tecido bordado sobre a foto. O projeto começou no formato de livro onde na página da esquerda havia a história daquela pessoa e na da direita sua cicatriz, agora com uma nova cor e textura.Recebi feedback incríveis de alguns participantes que disseram que o projeto havia mudado a forma como viam suas cicatrizes, que agora podiam enxergar sua beleza e símbolo de força. A partir dai, vivenciei o poder que a arte pode ter de transformação, cura e até mesmo de ressignificação.
Na minha primeira exposição individual o projeto foi transformado em obras de arte. Fotos impressas em fine-art de um metro com os bordados sobrepostos, da mesma maneira do livro. Depois dessa exposição fui convidada pela Cicatricure para expor as obras no relançamento da marca, onde participei de um talk ao lado de Glória Pires e Antonia Morais
EXPOSIÇÃO DO PROJETO NO LANÇAMENTO DA MARCA CICATRICURE